O oitavo episódio da quinta temporada do "Tua Voz: Santa Maria" teve como entrevistado o chefe do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa), Rodrigo Temp Müller. Apaixonado por dinossauros desde criança, ele conta como iniciou os estudos na paleontologia e sobre o processo de criação do Geoparque da Quarta Colônia.
Durante a conversa, Müller conta como chegou no Cappa. Estudante de graduação da Unipampa, ele aproveitou a abertura que o centro tinha com outras universidades para conhecer e explorar. Ele fez mestrado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde estreitou laços e passou definitivamente a trabalhar no local.
Ainda falando sobre o serviço, Müller conta que a relação com a comunidade é muito importante, posto que muitas das descobertas se dão em propriedades rurais, e muitas vezes pelos próprios moradores. Ele conta que o grupo é constantemente acionado para avaliar alguma rocha diferente encontrada e, quando se trata mesmo de algo valioso, a família é convidada a participar de outros momentos importantes relacionados ao fóssil.
Por fim, com bom humor, o entrevistado explicou algumas teorias sobre os dinossauros. Uma delas, por exemplo, é de que eles são mais próximos das aves que dos lagartos propriamente ditos. Outra é que, diferente do que se vê nos clássicos filmes de Jurassic Park, não será tão fácil trazer os dinossauros de volta à vida - mas que, sim, há pesquisas nesse sentido.
A entrevista contou também com Maurício Rebellato, repórter da RBS TV.
Sobre o Podcast
O "Tua Voz: Santa Maria" retoma para sua quinta temporada. Depois de 48 episódios, voltamos a debater com personalidades da cidade sobre sua história e relação com o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria segue como centro dos nossos debates. A quarta temporada vem com propósito de dar voz a Santa Maria, convidando personalidades da região para falarem sobre assuntos relacionados à cidade, factuais ou não. Os convidados são selecionados a partir de sua conexão com Santa Maria, como líderes de entidades, comunitários, empresários, esportistas e outros. Nas conversas, os entrevistados contam sobre a relação com a cidade, refletir sobre as crenças e perspectivas para o município, discutir as principais dificuldades e soluções ou debater pautas factuais que estejam preponderando no município.