Cerca de 350 frangos mortos, em meio a muita água e barro. Essa foi a cena vista pelo empresário Diego Müller em seu aviário durante o temporal da noite do último sábado (6), em Lajeado, no Vale do Taquari. O local foi inundado, e toda a criação foi perdida.
Além disso, o empresário relata que 300 peixes morreram porque o açude transbordou. A maior parte dos peixes foi levada pela enxurrada. O prejuízo está estimado em mais de R$ 50 mil.
— Tem um palmo de lodo na minha propriedade. O açude transbordou um metro e meio para fora, formando um mar. Sobrou só 28 peixes. Nem sei o que fazer. Ninguém me ajudou em nada — desabafa o empresário.
Müller afirma que a inundação ocorreu em razão de uma obra paralisada na BR-386, ao lado da propriedade. Segundo ele, o espaço para escoamento da água ficou reduzido após o aterro feito para a construção de uma ponte. Um geólogo foi contratado por Müller para elaborar um laudo sobre o local.
Questionada pela reportagem de GZH, a CCR Via Sul, concessionária da BR-386, diz que enviou equipes para verificar o que pode ter ocorrido.