Tradicional encontro de católicos, a 71ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá, no norte do Estado, reuniu aproximadamente 45 mil fiéis na procissão luminosa que aconteceu no Santuário de Ibiaçá, na noite deste sábado (25). A celebração de mais de 70 anos havia tido sua realização interrompida nos últimos dois anos em razão da pandemia da covid-19.
O zelador Getúlio Paulo Machado é um dos milhares de fiéis que a cada ano vai a Ibiaça. Ele sai de Passo Fundo e diz que já perdeu as contas de quantas vezes fez o trajeto até o santuário em busca de fortalecer sua fé:
— Nossa Senhora é tudo para mim. Tenho muita fé, me apego sempre a ela nos momentos bons e ruins. Me sinto aliviado quando venho a Ibiaçá. Estar aqui significa fé, esperança e paz.
Getúlio perdeu um rim em um acidente de bicicleta aos sete anos e, a partir dali, a família passou a participar das atividades da Romaria em agradecimento por sua recuperação.
O vidraceiro Luis Giovani Gonçalves, de Vacaria, participa há mais de 30 anos da Romaria e tem como tradição acampar com a família — ele já se prepara para chegar uma semana antes na edição de 2024.
Sob o lema "Com a Mãe Consoladora no Caminho de uma Igreja Sinodal", o padre do Santuário de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá, Édio Bresolin, diz que a comunidade estava ansiosa para voltar a participar da Romaria:
— São muitos romeiros chegando, ficamos surpresos e percebemos que as pessoas estavam precisando voltar a participar desta grande Romaria. As pessoas nunca perderam a fé em Maria, porque é nela que encontram a força para vencer todas as dificuldades. Acredito que a pandemia serviu para que o povo compreendesse que com a intercessão de Maria, de Nossa Senhora, é possível superar os obstáculos.
O encerramento da caminhada, a coroação de Nossa Senhora e a procissão aconteceram a partir das 19h30min, com a participação das 27 paróquias que integram a Diocese de Vacaria e demais municípios da região.
— Estamos felizes vendo esse povo de Ibiaçá trabalhando intensamente para que esta Romaria acontecesse da melhor forma possível — resume o padre.
O encerramento da Romaria acontece neste domingo (26), com a missa solene partir das 10h. Às 14h30min, será realizada a bênção final.