A chuva chegou com intensidade em diversos pontos do Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira (14). Na Região Metropolitana, houve registros de alagamentos, e na Fronteira Oeste o temporal que se iniciou ainda durante a madrugada provocou a queda de árvores e de postes de energia elétrica.
Em Porto Alegre, começou a chover por volta das 15h, perdendo intensidade após as 16h, mas voltando a intensificar próximo das 18h. Houve falta de energia em diversos pontos da Capital e o Arroio Dilúvio subiu rapidamente. Um problema em telha provocou infiltração e encharcou a recepção do Hospital de Pronto Socorro (HPS) durante a chuvarada. Em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, as ruas Papa João XXIII e Alvício Silva ficaram embaixo d’água.
Já na Fronteira Oeste, em São Gabriel e Rosário do Sul, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalhou durante a tarde para retirar galhos e troncos de árvores que caíram sobre a BR-290. Conforme a Defesa Civil, em São Gabriel, até esta tarde havia registro de três casas parcialmente destelhadas e no interior da cidade caíram três postes de energia elétrica.
Em Canoas, a queda de uma árvore obstruiu o trânsito da Avenida Boqueirão, no sentido rumo ao bairro Mathias Velho. Em um hipermercado situado na BR-116, também houve infiltração de grande quantidade de água.
Na Capital, houve registros de falta de energia elétrica nos bairros Azenha, Santa Tereza, Menino Deus, Cristal e Medianeira. Em alguns pontos, moradores relataram que a energia ficou intermitente, caindo e retornando diversas vezes durante a tarde e começo da noite.
De acordo com a CEEE Equatorial, não há registros de falta de energia concentrada em nenhuma das regiões atendidas pela concessionária, apenas casos pontuais. Segundo a CEEE, as equipes estão nas ruas desde as 15h, quando começou a chuva mais forte. Na área de concessão da RGE, o mau tempo provocou problemas para 22 mil clientes.
Alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil Estadual emitiu dois alertas para esta terça-feira com diferentes prazos de vigência conforme a região. Para as regiões da Campanha, Fronteira Oeste, região Sul, região Central, Costa Doce e parte da região Noroeste, a previsão era de risco de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e queda de granizo. A vigência deste alerta é até as 18h desta terça-feira.
Já para as regiões Norte, Serra, Litoral Norte, região dos Vales do Taquari, do Rio Pardo, do Caí, do Sinos e do Paranhana, Região Metropolitana e Litoral médio, o alerta é válido até as 19h.
Quarta-feira chuvosa
A quarta-feira (15) será de instabilidade em todo o Rio Grande do Sul. Na Capital, a chuva aparece em períodos intercalados com tempo nublado. A perspectiva dos meteorologistas é de que a precipitação atinja 32 mm, o que representa 29% da média de fevereiro para Porto Alegre. Com a chuva, as temperaturas apresentam redução em comparação com o início da semana, quando o Estado teve pico de calor.
Contudo, a chuva mais intensa deve ocorrer no Norte. Nesta região, pelo menos nove municípios vão registrar até 60 mm de precipitação ao longo do dia (veja a lista abaixo). De acordo com a Climatempo, esse volume representa 33% da expectativa para o mês inteiro.
A temperatura mínima do Estado está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, onde os termômetros devem marcar 15°C. Já a máxima prevista para a quarta-feira no RS, 35°C, deve ocorrer em cidades como Alegrete, na Fronteira Oeste, e Garruchos, no Noroeste. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 23°C e 28°C.