Foi renovada a parceria entre o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) e a Brigada Militar (BM) para reforço na avaliação das provas práticas de direção. Assim, os examinadores da BM seguirão atuando até o dia 31 de dezembro de 2023.
A renovação da parceria ocorre por conta da prorrogação do prazo para conclusão dos processos ativos de habilitação. Conforme o Detran-RS, há uma demanda represada de 53 mil candidatos aguardando a prova prática para as categorias A e B. São pessoas que concluíram as etapas anteriores ou fizeram a última prova nos últimos seis meses.
Atualmente, 42 examinadores da Brigada Militar estão atendendo os candidatos de primeira habilitação em apoio aos profissionais do Detran. Estes policiais estão atuando na função desde outubro, em um turno inverso ao do patrulhamento.
A nomeação dos policiais para a aplicação das provas ocorreu devido ao aumento da demanda decorrente da suspensão do prazo do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) durante a pandemia. O prazo, que em 2019 era de um ano, pra concluir todas as etapas de formação do condutor foi suspenso em outubro de 2020 e posteriormente prorrogado duas vezes.
Atualmente, a data-limite é 31 de dezembro de 2023. Dessa forma, os candidatos reprovados podem retornar indefinidamente para fazer o exame, o que, segundo o Detran-RS, provoca uma demanda atípica.
Ainda segundo o órgão, foi registrado um aumento na procura pelo serviço de habilitação durante a pandemia. Dados do Detran-RS apontam que o número de serviços de primeira habilitação, que foi de 20 mil em 2019, passou para 32 mil em 2020 e quase 38 mil em 2021.
Até o momento, a parceria entre a BM e o Departamento vem ocorrendo nas cidades que apresentam a maior demanda, como Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre e Pelotas.