Após terem a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado, 36 policiais militares iniciaram a capacitação para atuar junto de mais de 150 examinadores do Detran-RS. A medida serve para ampliar a oferta de provas práticas para a categoria B (carro) e agilizar a fila de espera nas cidades com maior procura no Estado.
O treinamento, que é uma atualização sobre o sistema de aplicação de provas, começou na quinta-feira e vai até esta sexta-feira (21) em Porto Alegre. Os brigadianos aplicarão os exames no turno inverso ao de trabalho, para que não haja prejuízo ao patrulhamento.
Conforme o Detran, a atuação dos PMs nas provas de direção começa em Caxias do Sul ainda em outubro. A data exata não foi confirmada. No início da semana que vem, a direção do Detran, o Sindicato dos Servidores (Sindet) e Sindicato dos Centros de Formação de Condutores vão se encontrar com os CFCs da cidade para acertar os detalhes e entender as principais necessidades.
Os municípios de Pelotas e Passo Fundo também estão entre os que serão atendidos, em prazo a ser definido. Além dos 36 policiais já nomeados, outros seis brigadianos capacitados para formação de condutores poderão ser chamados futuramente para auxiliar.