Os municípios de Pelotas, no sul do Estado, e Passo Fundo, no norte gaúcho, deverão contar com policiais militares como examinadores nas provas práticas de direção a partir da próxima semana. Em Caxias do Sul, a ação está em andamento desde a última quinta-feira (3).
Apesar da projeção do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), ainda não é possível determinar as datas de início das operações em cada cidade. Segundo o diretor técnico do órgão, Fábio Santos, é necessário consultar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para saber quantos exames poderiam ser executados, já que muitas pessoas que estão aptas não se prepararam ou não desejam fazer a prova para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
— A nossa projeção é baseada na quantidade de pessoas que estão aptas e querem fazer as provas. Quem tem esse número são os CFCs. Quando eles disserem quantas pessoas se encontram preparadas e desejam realizar o exame, iremos disponibilizar o efetivo. Já fizemos a solicitação — explica Fábio.
Parte dos 40 PMs disponibilizados para auxiliar nas provas práticas do Estado serão chamados para atuar em Pelotas e Passo Fundo. O número de policiais dependerá da demanda de cada CFC.
A ação está sendo realizada nos locais onde há filas maiores para realização dos exames. Em Pelotas, são 4.174 candidatos, em Passo Fundo, 2.757, e em Caxias, 6.257. Em um primeiro momento, não há outras cidades previstas para receberem reforço na equipe de examinadores.
A medida faz parte de uma força-tarefa do Detran para que todas as pessoas que tiveram o processo afetado pela pandemia possam tirar a carteira. Foram selecionados policiais que possuem curso de formação de condutores que já exercem essa função dentro da Brigada Militar.
Em 2020, O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu o prazo de 12 meses para concluir a formação, mas o restabeleceu em janeiro. Com isso, candidatos que iniciaram o procedimento desde 2019 devem finalizá-lo até o final deste ano. Segundo dados atualizados do Detran-RS, 113.540 pessoas estão aptas a fazer a prova no Rio Grande do Sul.