A Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) atualizou, no boletim desta segunda-feira (26), o número de bacias hidrográficas gaúchas em estado de alerta devido ao baixo nível dos rios. Na última semana do ano, essa condição alcança as bacias do Sinos, Caí, Gravataí, Baixo-Jacuí, Pardo, Ibicuí, Uruguai, Santa Maria e Camaquã.
O número se mantém estável desde 12 de dezembro, quando saltou de quatro para oito bacias em alerta. Na semana passada, caiu para sete. Nesta segunda, subiu para nove.
Em função de níveis muito baixos, as bacias Ijuí, Butií-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí e Mirim São Gonçalo estão em condição de atenção. As demais bacias, entre elas a do Guaíba, estão normais de acordo com a Sema.
A Sala de Situação informa que, na última semana no ano, as chuvas serão irregulares sobre o Rio Grande do Sul e com volumes pouco expressivos na maioria das áreas. Há chance de pontos de instabilidade na metade Norte, provocando pancadas isoladas.
Já entre terça (27) e a quarta-feira (28), deve chover na maioria das regiões, com acumulados mais significativos restritos à faixa Norte, perto da divisa com Santa Catarina. As temperaturas sobem a partir da quarta, e o calor volta a predominar, especialmente no Oeste.
Com a pouca chuva e temperaturas em elevação, há chance de agravamento da situação da estiagem ainda de acordo com a Sala de Situação. Desde o início de dezembro, oito municípios gaúchos decretaram situação de emergência em virtude da falta de chuva e consequente estiagem.
Apelo para uso responsável da água
A Corsan informa que, até o momento, não identificou problema de desabastecimento na área de cobertura. A companhia já disse ter tomado medidas preventivas como desassoreamentos nas captações, aumento de níveis de barramentos, abastecimento por mais de um ponto de captação e por poços. Caminhões-pipa poderão ser utilizados em caso de necessidade.
Além disso, a Corsan apela para uso consciente da água no período de estiagem. Tomar banhos curtos, de preferência abrindo o chuveiro somente para o enxágue, molhar plantas com regador e evitar lavar a calçada com mangueira estão no topo da lista de sugestões.
Em Porto Alegre, a dificuldade de captar no Guaíba deixou 16 bairros das zonas Sul e Leste sem água sábado (24) e no domingo (25) de Natal. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o problema foi resolvido.