O prefeito de Itaara, Silvio Weber (PSB), teve o mandato suspenso por 180 dias, na manhã desta quinta-feira (17), como reflexo de uma operação do Ministério Público que o aponta como suspeito de liderar um suposto esquema criminoso que teria desviado verbas do município. Padre Silvio, como é conhecido, também é suspeito de envolvimento em um assalto ocorrido na casa do presidente da Câmara de Vereadores.
Além do prefeito, a secretária de Educação do município, Luciane de Andrades Lemos, e o diretor de serviços, Victor Flores Niederauer, foram afastados. Eles não podem entrar nas dependências da prefeitura, exercer direta ou indiretamente qualquer atividade econômica ou financeira em nome do município, nem manter contato entre si.
A operação, chamada Santidade, cumpre também 12 mandados de busca e apreensão na prefeitura, na Câmara de Vereadores, nas casas dos investigados e na empresa de um deles. Há mandados sendo cumpridos também em Santa Maria e Tupanciretã.
Roubo para destruição de provas
Segundo o promotor de Justiça Antonio Képes, os supostos desvios aconteceram em editais de pavimentação. Já o roubo à casa do vereador seria para destruir supostas provas dos crimes.
— Apuramos também fortes indicativos de participação do prefeito e mais dois dos investigados em crime de roubo na residência do presidente do poder Legislativo local. O roubo se destinava, tendo a autoria intelectual do prefeito, à busca de notebook e outros materiais digitais, que continham, em tese, provas no sentido de ser utilizadas contra o prefeito em CPIs já em andamento no município — afirma Képes.
Conforme a investigação, houve superfaturamento de licitações do município, em um esquema supostamente liderado pelo prefeito. Em um caso, o prejuízo passou dos R$ 470 mil. Há também suspeita de pagamento de vantagens indevidas para agentes públicos.
De acordo com o MP, o afastamento se deu para evitar supostamente novos delitos e garantir a sequência das investigações.
Contraponto
Em entrevista à RBS TV, o Padre Silvio negou as acusações. A reportagem busca contato com as defesas dos demais envolvidos.