Diversas fotos microscópicas foram premiadas em um concurso anual de fotografia da Nikon, fabricante de câmeras. Entre uma formiga que parece um monstro de algum desenho animado, e uma aranha com um rosto pequeno cheio de expressão, as imagens premiadas mostram um universo minúsculo deslumbrante.
Dividido em três categorias, o site do prêmio mostra a técnica utilizada para a realização da captura e quantas vezes ela precisou ser ampliada. As figuras em alta resolução são de insetos, tecidos, células, minerais, e até partes do corpo humano.
O 1º lugar do concurso de Fotomicrografia do Nikon Small World Photomicrography Competition ficou para a mão embrionária de uma lagartixa gigante, nativa de Madagascar. O registro é do fotógrafo Grigorii Timin e filiada à Universidade de Genebra, na Suíça.
A captura microscópica que chamou mais atenção foi a de um rosto de formiga ampliada por uma lente objetiva pelo fotógrafo lituano Eugenijus Kavaliauskas, na qual mostra uma aproximação assustadora do inseto. A imagem foi uma das contempladas pela categoria "imagens de distinção".
Além da agremiação, outras 88 fotografias selecionadas para compor as categorias previamente estabelecidas — Top 20 e menções honrosas.