Em pelo menos três municípios gaúchos a falta de energia elétrica causada pelo temporal que atingiu o Estado na noite passada provoca também interrupção no abastecimento de água, na manhã desta terça-feira (16).
Conforme a Corsan, o problema atinge as Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Gravataí e de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, e de Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari.
Em Gravataí, são cerca de 25 mil residências sem água. Uma parte da cidade, atendida pela Estação de Tratamento de Água de Cachoeirinha, tem a situação normalizada. A previsão é de retorno total do abastecimento no início da tarde.
Ao menos sete unidades de saúde do município estão fechadas nesta terça-feira, por causa da falta de água. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Gravataí, as Unidades de Saúde da Família (USFs) Aristides D’Ávila, Barro Vermelho, Érico Veríssimo, Granville, Itatiaia e Nova Conquista e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro estão com as atividades temporariamente interrompidas.
Em Nova Santa Rita, os bairros afetados são Berto Círio, Caju, Califórnia, Centro, Loteamento Popular, Morretes e Pedreira. A situação deve ser normalizada à tarde.
Já em Bom Retiro do Sul, a falta de água atinge os bairros Alto da Bronze, Centro, Imigrante, Laranjeiras, San Diego, São Francisco e São João. A previsão é de normalização no fim da tarde.
Conforme a Corsan, o abastecimento de água está mantido em Rio Pardo, um dos municípios mais atingidos pela queda de granizo. No entanto, a unidade local da Corsan não realiza atendimentos presenciais.
A Corsan reforça que os clientes podem entrar em contato com os canais de relacionamento, pelo app, site ou telefone 0800 646 6444.
Em Porto Alegre, três Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) ficaram paradas para manutenção na noite passada, em consequência de falta de energia elétrica. Com isso, houve desabastecimento nos bairros Glória, Vila Glorinha, Jardim Cascata, São José, Rubem Berta, Protásio Alves e Jardim Dona Leopoldina. Segundo o Dmae, a situação já foi normalizada.