As rajadas de vento derrubaram o telhado de um posto de combustíveis na noite dessa quinta-feira (28) em Osório, no Litoral Norte. O estabelecimento fica entre a RS-030 e BR-101.
A destruição do local chamou atenção dos moradores da região, mas, apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o vento levanta a parte da frente do telhado, arrastando a iluminação e o restante da cobertura do posto, por volta das 22h10min. Antes do destelhamento, é possível perceber a chegada da ventania.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação de Torres registrou vento de 58 km/h entre as 21h de quinta-feira e as 3h desta sexta (29).
O motorista Ismael Bonetti, 46 anos, costuma dormir perto do posto. Ele estava no local no momento do destelhamento.
— Eu estava descansando, quando ouvi aquele estrondo. Até pensei que tinha sido algum caminhão que tinha estourado algum pneu aqui na faixa, que a freeway passa aqui encostadinha, né. Mas não, foi o telhado do posto que desabou ali com o vendaval que deu — contou o motorista.
— Me assustei, porque a gente está deitado ali, descansando dentro da cabine, sem esperar, né. Quando tu vê, dá aquele estrondo. Podia ter caído essa estrutura em cima de mim — completou Ismael.
Conforme o Corpo de Bombeiros, entretanto, não há outras ocorrências em atendimento na cidade. De acordo com a Climatempo, entre quinta e esta sexta-feira as rajadas de vento atingiram entre 50km/h e 90km/h pelo Rio Grande do Sul.
Outros estragos
Em Rio Grande, no sul do Estado, um poste caiu e puxou outros que estão quase na altura das casas na Rua Miguel Rieth Corrêa, no bairro Mate Amargo. O local foi isolado, e a CEEE Equatorial trabalha para recolocar os postes. A Defesa Civil também entregou lonas e telhas em algumas residências, além de monitorar árvores que estão com risco de queda.