O mau tempo fez o Corpo de Bombeiros interromper, nesta quinta-feira (14), as buscas ao homem que está desaparecido na Lagoa dos Gateados, em Palmares do Sul, no Litoral Norte. Apesar de estarem de prontidão, a presença da chuva, vento e a possibilidade de raios prejudicam os trabalhos.
As guarnições de Cidreira e Tramandaí estão a postos aguardando a melhora do tempo para retornarem ao local. O helicóptero da Brigada Militar foi solicitado e está de sobreaviso para ser utilizado assim que o tempo melhore.
A esposa do homem desaparecido está ficando em uma fazenda nas proximidades da Lagoa dos Gateados e acompanha os trabalhos. O casal reside em Sapiranga, no Vale do Sinos, e deixou os três filhos com familiares.
— Estamos desde o comunicado do desaparecimento trabalhando. Mas hoje seria arriscado pela presença de vento e a incidência de raios na região — diz o comandante do Corpo de Bombeiros de Cidreira, tenente Cristian Pujol.
O homem de 41 anos, que não teve o nome divulgado, estava em um barco com um amigo de 34 anos, pescando. Os dois costumavam sair de Sapiranga e pescar na região.
Conforme o relato do sobrevivente aos bombeiros, no sábado (9) à noite, ao caminhar pela embarcação, o amigo teria tropeçado nas redes e caído de lado na borda, virando o barco.
Durante algum tempo os dois ficaram dentro da água tentando desvirar o barco. Mas, em certo momento, o sobrevivente viu o amigo afundar e decidiu nadar.
Os bombeiros estimam que ele tenha nadado por cerca de quatro horas até atingir a margem e se abrigar em um casebre de pescadores. Somente na manhã de domingo (10), quando outros pescadores perceberam a ausência da dupla, é que os bombeiros foram acionados.
O sobrevivente foi encaminhado ao Hospital São José de Palmares do Sul com fratura nas costelas e queimaduras na pele, pois por algum tempo ele usou o galão de combustível como boia e o contato com a pele causou as lesões.
Na quarta-feira (13), o sobrevivente foi transferido para o Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. Segundo a assessoria de imprensa da casa de saúde, ele está internado no setor de queimados e seu quadro é estável.