Um homem que pode estar envolvido no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips foi preso na manhã desta quarta-feira (8) no Amazonas. A informação foi divulgada pela jornalista Miriam Leitão, no Bom Dia Brasil, da TV Globo.
De acordo com o Estadão, o procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Eliesio Marubo, revelou em entrevista à Rádio Eldorado que o nome do suspeito é Amarildo, mais conhecido como "Pelado".
Ele foi ouvido pela Polícia Civil, no âmbito da investigação dos desaparecimentos, nessa terça-feira. Segundo Miriam Leitão, Pelado tinha histórico de repetidas ameaças contra indígenas.
A polícia confirma a prisão dele, em flagrante, por posse de munição para arma de fogo de uso restrito, nesta quarta. A relação do homem com o sumiço do indigenista e do jornalista ainda será apurada.
Pereira e Phillips desapareceram no domingo (5), no Vale do Javari, perto da fronteira com o Peru. Eles realizavam um trabalho para entrevistar indígenas. Servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno Pereira recebeu ameaças recentemente.
Tanto a investigação do caso, quanto as buscas por Pereira e Phillips seguem em andamento.