Os rios Caí e Taquari estão baixando nesta sexta-feira (24). A expectativa é que o nível atinja a normalidade nos próximos dias, caso não volte a chover forte na Serra. Ontem, eles chegaram a atingir cotas de inundação e colocaram a Defesa Civil em alerta.
No entanto, a medição de hoje apontou que os rios estão baixando lentamente. A medição do Rio Taquari apontou 18m, sendo que ontem estava em 19m12cm. Em Encantado está em 8m80cm, no nível de atenção e em Muçum 9m71cm, podendo a chegar à normalidade no período da tarde.
Apesar de algumas ruas ribeirinhas chegarem a alagar na cidade de Estrela, não há relato de transtornos ou desabrigados na região. No entanto, a Defesa Civil segue monitorando pois o rio segue alto devido ao alto volume de chuva que atingiu a Serra no meio da semana.
— A gente segue monitorando. Mas a tendência é de baixa do nível do rio e estabilidade nos próximos dois ou três dias — disse o Coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz.
No Rio Caí, a medição apontou estabilidade em 5m7ocm. Com 6m67 já sai do leito. A Defesa Civil de Montenegro segue monitorando com sinal de alerta, mas com previsões de que a chuva pare, não são esperados transtornos.
— Aqui o rio está estagnado. A previsão de que a chuva pare, mas seguimos monitorando — afirma o coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Carlos Ferrão.
Na fronteira Oeste e Noroeste do Estado, o Rio Uruguai está em elevação nas cidades de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete e São Borja. A travessia de balsa pelo Rio Uruguai segue suspensa em Porto Mauá. A Defesa Civil não relata transtornos ou pessoas fora de casa, mas como o rio segue subindo, mantém o alerta.
O boletim da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), divulgado no final da manhã, indica pouca chuva e expectativa que os rios mantenham a condição de declínio. Mas ainda é mantida a condição de alerta para as bacias do Alto e Médio Uruguai, Caí, Baixo Jacuí, Guaíba e Sinos.
Destaque para os rios:
- Uruguai, acima da cota de INUNDAÇÃO nas estações Iraí, Itapiranga e Porto Mauá, acima da cota de ALERTA na estação Passo São Borja, e ATENÇÃO em Itaqui e Uruguaiana. Rio está em declínio à montante da estação Porto Mauá, e à jusante segue em elevação;
- Das Antas acima da cota de ATENÇÃO na estação Linha José Júlio; rio em declínio;
- Taquari, acima da cota de ALERTA na estações de Muçum, Estrela e Taquari, e acima da cota de ALERTA nas estações Encantado e Bom Retiro do Sul; rio em declínio;
- Cadeia acima da cota de ALERTA na estação Costa do Rio Cadeia; rio em declínio;
- Caí acima da cota de INUNDAÇÃO na estação Passo Montenegro, ALERTA na estação Barca do Caí e ATENÇÃO na estação Nova Palmira; rio em declínio;
- Sinos acima da cota de ALERTA nas estações Campo Bom e São Leopoldo, rio em elevação;
- Jacuí acima da cota de ALERTA na estação Rio Pardo e acima da ATENÇÃO na estação Triunfo, rio em elevação;
- Guaíba na cota de ALERTA na estação Cais Mauá, em lenta elevação.