A duplicação de 21,5 quilômetros da RS-118 foi concluída no final de dezembro de 2020 e, desde então, apesar de congestionamentos por ter um fluxo de 48 mil veículos por dia, o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) intensificou as ações devido ao excesso de velocidade no trecho entre Gravataí e Sapucaia do Sul.
Nos primeiros cinco meses do ano passado foram 6.543 multas apenas por excesso de velocidade. Mas de janeiro a maio deste ano, as infrações deste tipo — que foram flagradas — saltaram para 22.408. Um aumento de 242%. Segundo o CRBM, medidas mais rigorosas foram adotadas para evitar acidentes, principalmente os fatais, e, com isso, o número de mortes caiu em 30% no período analisado.
O comandante do 3º Rodoviário, major Leandro Arbogast, diz que a fiscalização com maior tempo de radar, inclusive noturno, aliada a construção de passarelas, fez diminuir o número de mortes de 10 para sete na comparação dos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2021.
—Com a duplicação, mesmo com congestionamentos, os períodos da noite, final da madrugada, finais de semana e feriados, tiveram aumento gradativo da velocidade e, consequentemente, atropelamentos. Por isso focamos nossos esforços na RS-118, assim como em outras, como a RS-239 desde o ano passado. Agora, com a RS-118 com maior estabilidade, o nosso foco será a RS-040 — explica Arbogast.
40% das mortes na RS-118, principalmente nos quilômetros iniciais em Sapucaia do Sul, estão ligadas à velocidade elevada junto com atropelamentos. O trecho entre o km 2 e o km 5 são os mais perigosos, com muitos moradores no entorno da rodovia. No dia 13 deste mês, foram inauguradas duas passarelas na rodovia, uma delas no km 5. Arbogast destaca que há a previsão da construção de outra passarela nos próximos meses, no km 2.