Um ciclone extratropical, que atua próximo à costa gaúcha, é o responsável pelo vento forte, ondas altas e ressaca no litoral do Rio Grande do Sul neste domingo (12). O mar invadiu o calçadão e ruas de municípios do Litoral Norte, como Tramandaí, Imbé e Torres.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM), major Vinicius Lang, os bombeiros fizeram ações preventivas e identificação dos pontos críticos nas praias do Litoral Norte neste fim de semana. No Molhes da barra do Rio Mampituba, em Torres, o acesso foi interditado devido ao avanço do mar.
Até o momento, segundo o major Lang, não foram registradas ocorrências graves e não foi necessária a remoção de moradores.
O Inmet emitiu um alerta de "perigo potencial" para o litoral do Estado entre o meio-dia de sábado (11) e 23h deste domingo. Nas últimas horas, foram registradas rajadas de vento de 42km/h em Torres e de até 60km/h no sul do Estado.
Segundo a Climatempo, o ciclone se afasta lentamente em direção ao oceano. Ainda são esperadas rajadas de até 50 km/h no litoral até a manhã de segunda-feira (13). O mar segue agitado durante o dia, com ondas de 2,5 metros a 3 metros de altura entre Arroio Chuí, no sul do Estado, e Florianópolis, em Santa Catarina.