Os novos temporais registrados na manhã desta quarta-feira (27) em parte do Rio Grande do Sul fizeram com que aumentasse o número de pontos sem luz no Estado. Segundo a RGE, são ao menos 26 mil clientes desabastecidos na área de concessão da empresa, sendo a maioria nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste. No início da manhã, cerca de 8 mil pontos estavam sem energia, ainda em decorrência da instabilidade entre a noite da última segunda-feira (25) e a madrugada de terça (26).
A Fronteira Oeste foi a região mais atingida pelas chuvas e ventania. Em Uruguaiana, 30 casas foram destelhadas e em Quaraí ao menos 122 famílias tiveram que deixar as moradias em razão da enchente do rio que dá nome à cidade. Agentes da Defesa Civil seguem trabalhando na distribuição de lonas e na limpeza das residências atingidas.
Já a área da CEEE Equatorial, segundo a companhia, não registra quantidade significativa de unidades consumidoras sem eletricidade. A empresa afirma que opera dentro da normalidade.
No entanto, as duas concessionárias alertam para as chances de novos temporais nesta quarta-feira (27), que podem elevar o número de pessoas desabastecidas. Uma frente de instabilidade, que provocou alagamentos, queda de árvores e destelhamentos na Argentina e no Uruguai, avança em direção ao território gaúcho.