Uilgner Rodrigues, 30 anos, morador de Guarujá, em São Paulo, morreu afogado na tarde de segunda-feira (21) em um lago conhecido como Buraco Azul, ponto turístico do município de Cruz, no litoral oeste do Ceará., na região da conhecida praia de Jericoacoara. As informações são do G1.
Segundo relatos de testemunhas, o homem ficou cerca de 30 minutos submerso antes do resgate chegar. Os dois guardas-vidas presentes no local contaram com a ajuda de outras pessoas que estavam por perto para tentar localizar e resgatar a vítima no lago.
Após as buscas, Uilgner foi encontrado desacordado e levado à superfície. Em seguida, foi transportado de helicóptero para o Centro de Saúde da Família (CSF) na localidade de Preá. No entanto, ao chegar no local, a morte foi constatada.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, o corpo de bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local do acidente, a vítima já havia sido levada ao hospital. Também foram mobilizadas equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
A empresa
A Buraco Azul Caiçara, empresa responsável pela administração da atração, lamentou a morte de Uilgner e relatou que está prestando apoio e solidariedade à família e a Bianca Carvalho, companheira da vítima que estava com ele no local. Além disso, o estabelecimento informou que a equipe de segurança do restaurante realizou socorro imediato à vítima.
A equipe administrativa do estabelecimento reiterou que informações que circulavam sobre outras mortes ocorridas no local são falsas.
Em decorrência do acidente, a atração turística permanecerá fechada nos próximos dias e uma nova data de reabertura será informada pela empresa em breve.
A família
Stanlei Rodrigues, 33 anos, irmão do turista, disse, em entrevista ao Globo, que ele e os demais familiares querem justiça pela morte de Uilgner. Para ele, a empresa demorou demais para prestar socorro.
— Essa empresa tem que pagar. Sei que não vai trazer meu irmão de volta, mas essa empresa tem que pagar. Mexeu com dinheiro, eles querem saber só do lado deles — afirmou Stanlei.
Segundo o irmão da vítima, o corpo de Uilgner só chegará ao Guarujá durante a madrugada desta quinta-feira (24). A família do paulista aguarda o translado para informar o local e horário do sepultamento.
Testemunha
O ator Bruno Miranda, 31 anos, conhecido como o Borat do programa Amor e Sexo, estava no local do afogamento. De acordo com o artista, que ajudou no resgate, a baixa visibilidade em razão da água turva dificultou a busca. Bruno contou que um piloto de uma empresa de táxi aéreo havia se negado inicialmente a transportar a vítima até o pronto-socorro, o que teria revoltado outros frequentadores do ponto turístico.
Nas redes sociais, o ator aproveitou para fazer um alerta aos fãs e seguidores sobre a segurança do ponto turístico. "Buraco Azul. Lugar lindo, porém, hoje nosso dia ficou muito triste porque aconteceu um afogamento (fatal). Participei da procura da vítima incessantemente até chegar a minha exaustão. Infelizmente a vítima foi encontrada tardiamente. Falta ser estudado a parte mais importante do nosso passeio, a segurança. Então fica essa dica para melhoria do local. Para que não existam mais vítimas e possamos curtir nosso Brasilzão lindo", escreveu.
Na manhã desta quarta-feira (23), Bruno relatou nas redes sociais que depois de ter criticado a falta de segurança e estrutura do local, recebeu uma mensagem da empresa pedindo que ele e a namorada fossem embora.
Investigação
A morte de Uilgner está sendo investigada pela Delegacia de Polícia de Cruz.
O secretário de turismo Marcelo Brandão lamentou a morte do turista e informou que os fatos já estão sendo apurados.