O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde deste domingo (30) que autorizou o repasse de R$ 15 milhões em caráter emergencial para as cidades mais atingidas pelas fortes chuvas.
— Sobrevoamos as áreas atingidas, foram 11 as cidades que mais sofreram com as chuvas — disse em coletiva de imprensa no período da tarde deste domingo.
Doria confirmou que, até o momento, são 18 mortes no Estado, sendo sete crianças. Cerca de 500 famílias desalojadas.
O governo de São Paulo destinou a maior parte dos recursos para Franco da Rocha, R$ 5 milhões:
— Estes recursos serão liberados imediatamente para que o município possa dar atendimento ao longo da próxima semana em consequência desses desabamentos.
Segundo o governador, os recursos serão destinados a cidades que registraram mortes pelas chuvas, mas também para municípios que, embora sem óbitos, tiveram alto número de desabrigados. Os recursos incluem aluguel social:
— O aluguel social está dentro desses recursos, mas pode ser que haja necessidade de complementar o apoio aos municípios e regiões mais atingidos.
Doria acrescentou que a mudança climática é "clara e evidente" e falou da responsabilidade do governo federal
— A mudança climática não atinge só São Paulo, mas o mundo todo, o que aumenta a responsabilidade de descarbonização. O governo federal também tem responsabilidade, não só prefeituras, e precisa oferecer apoio com recursos — disse.