"Os estudantes começaram a chegar às 23h de sábado. Era o horário marcado para o início da Agromerados, uma festa para alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Eles chegavam à Rua dos Andradas, pagavam os R$ 15 do ingresso e avançavam, pela única porta da boate Kiss.
As atrações musicais sucediam-se. Quando o grupo Pimenta e seus Comparsas terminou seu show, eram cerca de 2h. Chegou a vez do Gurizada Fandangueira. A banda executou cinco ou seis músicas. Tocava cover de Amor de Chocolate, do cantor Naldo, quando um dos integrantes usou um sinalizador. Os efeitos pirotécnicos eram parte da apresentação. Faíscas do sinalizador atingiram a espuma de isolamento acústico que revestia o teto, acima do palco, produzindo as primeiras chamas. O fogo era tão insignificante que a princípio ninguém se preocupou. Mas cresceu. As chamas cresceram. Ouviram-se os primeiros gritos, pedindo extintores. A música silenciou."
Esse trecho acima foi publicado em edição de Zero Hora, de 28 de janeiro de 2013. Veja, abaixo, a cobertura do jornal sobre a tragédia que matou 242 pessoas e deixou mais de 630 feridas:
O júri do caso Kiss começa nesta quarta-feira (1º), em Porto Alegre, quase nove anos após o incêndio. Serão julgados os réus Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, sócios da Kiss, e Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, da banda Gurizada Fandangueira.
Cobertura do júri
- GZH terá cobertura integral do júri com reportagens e transmissão ao vivo
- Zero Hora terá reportagens diárias
- A Rádio Gaúcha terá a transmissão ao vivo de programas como Gaúcha Atualidade, Timeline e Gaúcha Mais diretamente do Foro Central e reportagens diárias