O Corpo de Bombeiros entrou no quarto dia de combate ao incêndio em uma área florestal de Mostardas, no Litoral, nesta terça-feira (16). A primeira ocorrência foi registrada no dia 9 e, desde então, focos foram apagados e novos surgiram. O mais recente está sendo combatido desde o meio-dia de sábado (13).
Segundo atualização das 4h30min desta terça, as chamas ainda estavam ativas em pontos isolados, mas os ventos ajudam a espalhar o fogo com mais facilidade e atrapalham a contenção. Uma novo balanço sobre a situação deve ser divulgado às 14h.
Na segunda-feira (15), grupos de militares por terra receberam, pela segunda vez, o apoio de aeronaves que joga água na região. Foram realizados 80 lançamentos de água, cada um com até 700 litros. No domingo (14), também foi usada uma aeronave da instituição.
As equipes, que envolvem bombeiros militares de Cidreira, Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal, brigadistas de empresas que atuam na área florestal e Defesa Civil de Mostardas, realizam não só o combate às chamas, mas também cortes de vegetação para impedir o avanço do fogo.
A situação está sob controle, mas ainda sem prazo para a contenção total das chamas. Responsável pelos trabalhos, o tenente Joel Cardoso, do Corpo de Bombeiros de Cidreira, espera pela chuva para controlar de vez o fogo.
Enquanto isso, a Defesa Civil monitora áreas das proximidades e o Comando Ambiental da Brigada Militar voltou a mapear a área afetada por meio de um drone, cerca de 20 hectares. Mas, segundo o tenente Cardoso, a projeção é de que incêndio tenha atingido cerca de cem hectares de área florestal, iniciando por uma área conhecida como Cacimbas.
Ainda não se sabe o que deu início ao fogo. O trânsito permanece liberado na RST-101, que leva até a região.