Duas casas de barro, com teto de palha, foram destruídas por um incêndio no final da tarde de quarta-feira (24) na aldeia Mbya Guarani Tenonde, em Camaquã, no sul do RS.
As chamas teriam começado em um campo próximo, mas o cacique André Fernandes diz que não sabe dizer como o fogo começou.
Aproximadamente 50 pessoas vivem na aldeia, localizada no Passo da Vitória, a sete quilômetros da zona urbana de Camaquã. Nas casas atingidas pelo fogo viviam três famílias.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Diego Garcia, a equipe técnica fará um relatório nesta quinta-feira (25) e irá encaminhar para a Polícia Civil para subsidiar a investigação sobre as causas do incêndio.
A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social do município estão recolhendo roupas, colchões e alimentos para as famílias. As doações podem ser feitas na prefeitura de Camaquã e na Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Também é possível entrar em contato com o Coordenador regional da Comissão Guarani Yvyrupa, Cristiano Kuaray pelo telefone (51) 99596-8320.
Conforme Garcia, Camaquã tem cinco aldeias e este é o primeiro incêndio registrado em uma dessas áreas.