A falta de energia elétrica, que segue afetando consumidores no Rio Grande do Sul até a manhã desta sexta-feira (26) devido ao temporal da tarde passada, também causa interrupção no fornecimento de água. Com as estações de bombeamento e tratamento sem energia, ao menos três municípios gaúchos têm ainda o serviço interrompido. O número chegou a seis no início da manhã, mas parte das cidades tiveram a situação normalizada após o retorno da energia.
Em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informa que seguem sem água os bairros Santa Tereza e parte alta do Cristal, na Zona Sul; São José, Partenon e Agronomia, na Zona Leste. O Rubem Berta e Parque Santa Fé, na Zona Norte, estão tendo o abastecimento normalizado.
O Dmae afirma que é necessária a retomada do fornecimento de energia elétrica para que seja totalmente normalizado o fornecimento de água.
Já na área da Corsan, duas cidades seguem parcialmente desabastecidas. Na Região Metropolitana, em Alvorada, os locais afetados são Intersul, Jardim Aparecida, Jardim Porto Alegre e Reprise. Em Viamão, os locais são Araçá, Branquinha, Capororoca, Jardim Outeiral, Lomba do Pinheiro, Martinica, Passo das Pedras, Planalto, Santa Clara, São Tomé, Viamópolis, Vila Universal, Artur José Cadino, Jardim Krahe, Santo Onofre e São Lucas.
Nos dois casos, a previsão é de normalização no início da tarde. No retorno, é possível que ocorram oscilações na pressão da água, e a normalização do abastecimento se dará gradualmente.
Mais cedo, bairros de Gravataí e de Carlos Barbosa, na Serra, também ficaram sem água, assim como o município de Nova Santa Rita, mas todos já tiveram a situação totalmente normalizada, conforme a Corsan.