O Tribunal Regional do Trabalho da 4[ Região (TRT-RS) comunicou à Superintendência da Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul sobre o ataque hacker aos sistemas da corte. Um ofício foi enviado ao superintendente, delegado Aldronei Pacheco Rodrigues, na noite de terça-feira (5), com o detalhamento de tudo o que foi apurado internamente pela equipe técnica do tribunal.
Conforme a PF, esse documento será encaminhado para a Corregedoria da corporação, que ficará responsável por analisar o material e fazer o encaminhamento para a delegacia que investigará o caso.
Um dos sistemas usados por servidores e magistrados da Justiça do Trabalho para atividades remotas segue desabilitado por segurança. Segundo o TRT-RS, o outro sistema semelhante tem suprido as necessidades. Os acessos estão normais, com possibilidade de lentidão apenas no momento da conexão, em razão das medidas de segurança adotadas.
Ainda não se sabe de onde partiu o ataque que atingiu algumas estações de trabalho de usuários e servidores de rede não relacionados aos sistemas processuais.
O TRT-RS reforça que todos os sistemas judiciários continuam disponíveis, entre eles o PJe, que é o de processos eletrônicos. De acordo com as investigações realizadas até o momento pelo tribunal, não há indícios de comprometimento de dados processuais e pessoais. Os prazos dos processos seguem normalmente.