O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), com sede em Porto Alegre, foi alvo de um ataque hacker. Conforme a administração da corte, por volta de 12h da quinta-feira (30), foram detectadas atividades suspeitas, posteriormente confirmadas que se tratavam de tentativa de invasão cibernética.
A partir dessa constatação, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-RS executou medidas de isolamento e contenção dos danos potenciais, "a fim de preservar a segurança e a integridade das informações".
Ainda conforme o tribunal, os procedimentos realizados até o momento se mostraram eficazes e "não há indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais". Além disso, o sistema de processo eletrônico da corte, o PJe, está funcionando normalmente.
GZH aguarda mais detalhes por parte do tribunal. Servidores da Justiça do Trabalho consultados pela reportagem disseram que um dos programas de acesso remoto ao sistema está fora do ar e que o outro disponível está lento.
Advogados trabalhistas procurados por GZH disseram que não há transtornos aparentes no acesso aos processos eletrônicos.