A nova e futura maior estátua de Cristo do Brasil, localizada em Encantado, no Vale do Taquari, já começou a ser pintada. A primeira parte a receber a pintura, que pode ser vista por quem visita o Cristo Protetor, foi um dos braços. Está sendo usada uma tonalidade desenvolvida especialmente para o monumento.
A pintura é feita em parceria com a Tintas Coral, que desenvolveu e doou as tintas. A cor foi definida pela Associação de Arquitetos do Vale, que está à frente do projeto do entorno e do interior do monumento. Já a doação integra o projeto social Tudo de Cor Para Você da empresa.
A tonalidade foi batizada de Cristo Protetor e será comercializada normalmente pela marca. A tinta conta com uma tecnologia impermeabilizante e emborrachada, visando a durabilidade — que também dependerá de fatores como condições climáticas.
Com um dos braços já finalizado, o próximo passo é colorir o outro. Em seguida, a cabeça e o restante do corpo serão pintados.
De acordo com Artur de Souza, supervisor responsável, os trabalhos ocorrem simultaneamente nesta etapa:
— Enquanto uma das equipes pinta, outro grupo dá continuidade à criação do manto, através da construção e produção do cimento.
A estrutura de andaimes que cobre o monumento é removida conforme o avanço da pintura. Desse modo, os visitantes do Cristo Protetor podem acompanhar a evolução da obra e já vislumbrar parte do resultado final.
Erguida no município de 22,8 mil habitantes, no Vale do Taquari, a construção deve ser concluída até dezembro.