Começou a valer nesta quinta-feira (1º) o reajuste tarifário para os ônibus intermunicipais que circulam pela Região Metropolitana. O aumento de 4,83% foi aprovado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) no último dia 22.
O reajuste vale somente para os ônibus que se deslocam de uma cidade para outra na região — e não para aqueles que circulam dentro dos municípios ou que vão para o Interior. Não há uma tarifa única, já que há diferentes itinerários operados pelas 22 empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Todas, no entanto, sofreram o mesmo reajuste.
Conforme a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pelo transporte nas áreas metropolitanas, o reajuste também entrou em vigor em outras três regiões a partir desta quinta. O índice, no entanto, varia de acordo com o local.
Para a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, onde há sete empresas, o reajuste é de 7,87%. Já para a Aglomeração Urbana do Litoral Norte, integrada por seis empresas, chega a 5,90%.
Na Aglomeração Urbana do Sul, o percentual varia. Para as linhas da Expresso Embaixador, é de 6,24%; já para as linhas da Empresa de Transportes Bosembecker e Empresa de Transportes Santa Silvana, chega a 7,12%.