Coalizão de veículos de comunicação formada em 2018 para investigar de forma colaborativa conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais daquele ano, o Projeto Comprova inicia nesta terça-feira (1º) a sua quarta fase. GZH participa da iniciativa desde a primeira edição, e mantém a parceria agora com outras 32 organizações de mídia – seis delas ingressando nessa nova etapa.
O esforço colaborativo de investigação jornalística é liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O principal foco de trabalho é a verificação de conteúdos suspeitos sobre a pandemia de covid-19 e políticas públicas do governo federal que se tornaram virais nas redes e aplicativos de mensagens.
As equipes do Comprova verificam a veracidade de textos, imagens e áudios compartilhados nas diversas plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens seguindo metodologias desenvolvidas pela First Draft, organização internacional que pesquisa desinformação e oferece treinamento para jornalistas que atuam no combate ao fenômeno. As investigações são feitas colaborativamente pelos jornalistas dos diferentes meios de comunicação e são revisadas por no mínimo três outros jornalistas, de veículos que não participaram da checagem.
O Comprova já publicou 520 verificações de conteúdos de grande repercussão desde o início das atividades. Essas reportagens, multiplicadas pelos membros da coalizão, se transformaram em milhares de publicações veiculadas em TVs, rádios, jornais, sites de internet e em plataformas de redes sociais.
Um dos objetivos da iniciativa é engajar cidadãos no combate à desinformação. O público pode denunciar conteúdos suspeitos ou falsos relacionados aos temas que estão no escopo do projeto e sugerir verificações por meio de um número de WhatsApp – (11) 97795-0022 – e por um um formulário em projetocomprova.com.br.
Ingressam no projeto nesta quarta fase o Correio Braziliense, a agência especializada em temática racial Alma Preta, a revista digital Crusoé, a Tribuna do Norte (RN), O Liberal (PA) e o Grupo Sinos. Além de GZH, eles se somam a A Gazeta (ES), Gazeta do Sul (RS), AFP, Band News, Band News FM, Band TV, Band.com.br, Correio (BA), Correio de Carajás (PA), Correio do Estado (MS), Correio do Povo (RS), Diário do Nordeste (CE), Estado de Minas, Folha de S.Paulo, Jornal do Commercio (PE), Metro Brasil, Nexo Jornal, NSC Comunicação (SC), O Estado de S. Paulo, O Popular (GO), O Povo (CE), Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.
Facebook Journalism Project e Google News Initiative ajudam a financiar o projeto e fornecem suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas. O Comprova tem como parceiros institucionais a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Projor, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos, o Canal Futura e a RBMDF Advogados. Os parceiros de tecnologia são CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.