Colegas de Bianca Fontela Abreu, 29 anos, que morreu em um acidente ao lado do filho, de três anos, na última sexta-feira (18), encaram com perplexidade a perda da soldado da Brigada Militar, que há pouco mais de um ano havia entrado para a corporação.
Aos 29 anos, ela atuava na força tática do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Charqueadas, na Região Carbonífera. Segundo o sargento Michael Dutra da Rosa, seu comandante direto, trabalhar no apoio a tropas especializadas era o sonho de Bianca, que fazia parte da última turma de soldados. Ela havia terminado o curso preparatório para a carreira no final do ano passado, e logo depois começou a participar de operações mais intensas, que envolvem tráfico de drogas, barreiras, revistas em veículos e abordagens em locais ermos.
— Quando eu assumi o comando, soube que ela tinha muito interesse em estar no front. Como ela era uma menina exemplar, decidi trazê-la para nossa tropa, sabendo que ela se sairia bem. A força tática era a menina dos olhos dela, ela gostava muito — conta Rosa.
Segundo ele, a soldado era vista por todos como uma pessoa determinada, prestativa e muito simpática. Há duas semanas, após voltar de Gramado, na serra gaúcha, onde havia comemorado aniversário de casamento com o marido, Bianca entregou chocolates como lembrancinha aos colegas da corporação.
— Ela cativava todo mundo por onde passava. Tinha uma luz especial, estava sempre pronta para qualquer situação, não tinha tempo ruim. É uma perda irreparável — lamenta o sargento.
Em São Jerônimo, cidade onde morava antes de se mudar para Charqueadas, Bianca era conhecida por gostar de jogar futebol — ela participava de um time feminino no município — e por cantar e tocar violão na igreja evangélica. Mãe dedicada, ela havia feito um perfil nas redes sociais para o filho, onde postava fotos de aniversários e viagens. Neste sábado (19), um comunicado foi divulgado na página, junto a uma foto dos dois.
“É com imensa tristeza e dor que comunicamos a perda de nossa nora e neto. Que Deus possa nos confortar nessa hora tão difícil. Pedimos as orações de todos os amigos”, diz a nota.
O velório de Bianca e do filho está sendo realizado no Clube do Comércio, em São Jerônimo. Seus corpos seriam sepultados às 15h, no mesmo município.
O acidente
O acidente que vitimou Bianca e o filho ocorreu na última sexta-feira, na BR-290, em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. O veículo em que eles estavam, um Renault Sandero, colidiu com uma carreta carregada com lenha. No caminhão, o condutor saiu ileso.
De acordo com o sargento Rosa, a soldado estaria de folga na sexta-feira. Ela estava voltando de Porto Alegre, onde havia ido comprar o veículo em que trafegava. O marido, Thales Gabriel Fontela Abreu, 26 anos, e o sogro teriam ido junto à Capital, mas voltaram em outro carro, que estava um pouco à frente na estrada.