A Marinha do Brasil localizou dois corpos na área de buscas pelos cinco amigos que desapareceram durante viagem de lancha, no Rio de Janeiro, no último sábado (30). Em comunicado, o órgão informou que o navio-patrulha Macaé recolheu os dois cadáveres na quinta-feira (4) a aproximadamente 50 quilômetros a leste da costa de Cabo Frio (RJ). O grupo de desaparecidos é formado por quatro cearenses e um gaúcho, que saíram do Rio em direção a Fortaleza após um dos integrantes ter comprado a embarcação.
Nesta sexta-feira (5), o navio-patrulha está em deslocamento para a Enseada do Forno, em Arraial do Cabo, para transladar os corpos e realizar os trâmites formais de entrega de custódia para a identificação das vítimas. Um dos corpos foi localizado pela aeronave SH-16, da Marinha, durante varredura na área de buscas. O outro foi visualizado pela aeronave P-95A, da Força Aérea Brasileira (FAB).
O empresário gaúcho Ricardo José Kirst é o proprietário da lancha e um dos desaparecidos. Também estavam na embarcação Domingos Sávio (empresário), Guilherme Ambrósio (comandante), Cláudio de Souza (mecânico) e Wilson Martins (pescador).
Até o momento, a operação de busca pelas vítimas varreu uma área de mais de 57 mil quilômetros quadrados em faixa litorânea entre o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), e a Restinga da Marambaia (RJ), com um afastamento de até 90 quilômetro da costa.
O Salvamar Sueste, responsável por operações de busca e salvamento nesta região, emitiu aviso aos navegantes, alertando e solicitando apoio a todas as embarcações nas áreas próximas. Empresas civis que operam com helicópteros e navios na região também foram avisados do desaparecimento da embarcação.
O desaparecimento
Os cinco homens chegaram ao Rio no último dia 23. Ao portal G1, a esposa de um dos navegantes afirmou que o grupo tentou começar a viagem de volta no dia 26, mas a lancha apresentou problemas técnicos no motor e nas bombas. Por isso, tiveram de parar para consertar.
O grupo saiu do bairro da Urca, na capital fluminense, após a realização dos reparos necessários na embarcação. A esposa de Kirst disse, também ao G1, que o marido disse que havia muito vento e temporal na viagem.
Além de Kirst, estavam na lancha Domingos Sávio (empresário), Guilherme Ambrósio (comandante), Cláudio de Souza (mecânico) e Wilson Martins (pescador).
Informações que podem auxiliar nas buscas podem ser repassadas para os telefones 185 (emergências marítimas e pedidos de auxílio) e (21) 2104-6119 ou (21) 97515-789, ambos do Com1ºDN.