Cinco amigos estão desaparecidos desde o último sábado (30) depois de saírem do Rio de Janeiro, de lancha, em direção a Fortaleza. O grupo, formado por quatro cearenses e um gaúcho, retornava à cidade do Nordeste após um dos integrantes ter comprado a embarcação.
Eles chegaram ao Rio no último dia 23. Ao portal G1, a mulher de um deles afirmou que o grupo tentou começar a viagem de volta no dia 26, mas a lancha apresentou problemas técnicos no motor e nas bombas, então, tiveram de parar para consertar.
Os cinco saíram do bairro da Urca, no Rio de Janeiro, após fazerem os reparos necessários na embarcação. O grupo é formado pelos empresários Ricardo José Kirst — que comprou a lancha — e Domingos Sávio, um mecânico, um pescador e o comandante da embarcação — que não tiveram os nomes completos divulgados.
A Marinha do Brasil informou, por meio do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN), que tomou conhecimento, na manhã de domingo (31), do desaparecimento da Embarcação de Esporte e Recreio "O Maestro", supostamente na altura de São João da Barra (RJ).
O órgão informou ainda ter acionado "imediatamente o Salvamar Sueste, estrutura responsável por busca e salvamento no mar, que acionou o Navio-Patrulha 'Macaé' e duas aeronaves, sendo uma da corporação e outra da Força Aérea Brasileira (FAB)". Além disso, afirma que emitiu aviso por rádio para alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas.