Uma idosa de 64 anos, moradora de Osório, no Litoral Norte, morreu na última segunda-feira (8), após ter sido picada no braço por um filhote de cobra jararaca. O fato ocorreu na última sexta-feira (5), enquanto Maria de Lourdes Rosa limpava o pátio de sua residência no bairro Laranjeiras, na zona rural do município.
Após o incidente, a vítima foi encaminhada ao Hospital São Vicente de Paulo, onde recebeu o tratamento indicado com soro antiofídico. No entanto, de acordo com o secretário de Saúde de Osório, Ângelo da Rosa, Lourdes sofreu um AVC hemorrágico na madrugada de sábado (6), e precisou ser transferida para a Santa Casa de Porto Alegre, onde veio a falecer nesta segunda.
Lurdinha, como era popularmente conhecida em Osório, trabalhou por 42 anos na loja Feira de Retalhos, um dos comércios mais antigos do município. Nas redes sociais da empresa, ex-colegas e clientes prestaram homenagens à idosa, recordando com carinho o convívio que tiveram ao longo dos anos.
Ainda de acordo com a secretaria de Saúde de Osório, recentemente houve o registro de casos semelhantes na região, com ocorrências em Caará e Mostardas. No último fim de semana, um caso parecido foi registrado na Serra Gaúcha: um homem de 66 anos, morador de Garibaldi, também morreu após sofrer uma picada de cobra.