Um dia após anunciar a proibição de festas e aglomerações durante o Carnaval em razão da pandemia de coronavírus, o governo do Rio Grande do Sul decretou ponto facultativo para a data. Assim, apenas os servidores do executivo que atuam em serviços essenciais seguirão trabalhando normalmente.
Conforme publicação do Diário Oficial do RS desta sexta-feira (29), além do Carnaval, o calendário do ano prevê ponto facultativo para o Sábado de Aleluia, em abril; Dia dos Professores e Dia do Servidor Público, em outubro; e nas vésperas de Natal e Ano-Novo, em dezembro.
Na quinta-feira (28), o governador Eduardo Leite confirmou que não serão permitidos eventos de Carnaval — sejam eles em ambientes abertos, como blocos de rua e trios elétricos, ou fechados, como festas em clubes e casas de eventos.
GZH entrou em contato com o Palácio Piratini questionando a decisão e obteve como resposta que, até o momento, o ponto facultativo está mantido. No entanto, o governo confirmou que ainda estuda a possibilidade de mudança do decreto no que envolve o Carnaval.
Prefeitura de Porto Alegre retira ponto facultativo
Ainda na quinta-feira, a prefeitura da Capital informou que não terá ponto facultativo durante o período do Carnaval, mantendo o expediente regular na segunda-feira (15), terça-feira (16) e quarta-feira (17).
Além disso, o prefeito Sebastião Melo confirmou que a cidade não terá as programações regulares envolvendo o calendário dos blocos de rua, assim como já definido para o desfile competitivo das escolas de samba.