"Nunca vi tanta chuva em tão pouco tempo". Essa é a frase repetida exaustivamente por moradores de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, que foi atingida por uma enxurrada considerada histórica na cidade na noite de quinta-feira (28).
Em apenas duas horas, choveu cerca de 110 milímetros — o que representa 70% do esperado para todo o mês de janeiro.
Nas ruas, o cenário é de destruição e de muitas famílias calculando o prejuízo. Móveis encharcados e já sem condições de uso, televisores, eletrodomésticos e sofás foram colocados na frente das residências. Alguns vão direto para o lixo.
Um dos bairros mais afetados é o Santo Inácio, conhecido como Verena. Na região, moradores contam que a água descia da parte mais alta e "formava uma cachoeira", indo direto para as casas.
O revendedor de gás Vandelio Pontal Alves perdeu quase tudo. Estava em casa com a filha assistindo à televisão quando a água começou a descer. Só deu tempo de retirar as pessoas e os animais do local.
— Era muita chuva, que chegou a subir na minha altura. Minha filha gritava, tive que quebrar o portão eletrônico para sair porque não tinha luz. Foi um pânico — lembra o homem, com a voz embargada.
A sogra de Vandelio é acamada, e ele teve que a carregar nos ombros. Os dois carros da família foram levados pela correnteza e pararam encostados num muro. Os botijões da empresa correram rua abaixo. Um dos três cães, um pastor alemão, morreu.
Vizinho de Vandelio, o motorista de caminhão Ronildo Schroeder, 51 anos, também sofreu com os danos. O muro de um condomínio caiu sobre a casa dele, atingiu os fundos do imóvel e quebrou a piscina e o piso — e ainda há o risco de atingir o restante.
— Quebrou todas as minhas coisas. Estava eu, minha esposa e minha filha. Eu tive de quebrar minha casa com uma picareta para não encher d'água.
Segundo a Defesa Civil, foram recebidos 90 chamados e três relatos de casas desabadas. Ninguém ficou ferido.
Doações de móveis, roupas e alimentos estão sendo recebidas no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest. Já o cadastro de pessoas que necessitam de doações está sendo realizado no Ginásio Poliesportivo.