Com o calorão em todo o território gaúcho no feriadão de Natal, o Rio Grande do Sul voltou a registrar mortes por afogamento. A reportagem de GZH contabilizou nove casos entre o meio-dia da última quarta-feira (23) e a manhã desta segunda-feira (28). Uma pessoa desaparecida também é procurada.
Chamam a atenção dois casos envolvendo crianças de dois anos de idade. Um deles ocorreu em Farroupilha, na Serra, e outro em Passo Fundo, no Norte do Estado. Nos dois casos, os afogamentos ocorreram em áreas privadas (leia abaixo). Apenas um dos afogamentos ocorreu no mar, na praia de Cidreira, no Litoral Norte.
A maior parte ocorreu em locais que não eram monitorados pelo Corpo de Bombeiros e, portanto, não recomendados para banho. Segundo o major Isandre Antunes, chefe de operações do Corpo de Bombeiros no Estado, apenas os guarda-vidas podem dar segurança ao banhista:
— Onde eles não estão, há proteção zero. A recomendação é de que as pessoas busquem locais onde os guarda-vidas estão presentes. É o nosso lema: onde podemos vê-lo, podemos protegê-lo. Se o banhista não estiver em nenhum desses pontos, a recomendação é de que não entre na água.
Os guarda-vidas estão em 212 pontos do Litoral Norte, 30 do Litoral Sul e 50 no Interior. Mesmo que estejam presentes, outros cuidados são recomendados ao entrar na água: não estar alcoolizado e não superestimar a capacidade de nado.
— Há propriedades privadas que as pessoas acabam invadindo e entrando, e locais públicos que não são próprios para banho e que são utilizados. Já enviamos recomendações às prefeituras para que sinalizem esses locais — diz Antunes.
Os casos
Nova Prata
O corpo de Delsair Ferreira de Souza, 48 anos, foi encontrado na manhã da última quinta-feira (24) por familiares em um açude no interior de Nova Prata, na Serra. Ele havia ido ao local para pescar com amigos quando desapareceu no fim da tarde de quarta-feira (23). O lago fica em uma propriedade rural da localidade de São Brás, entre Nova Prata e Nova Bassano.
Bom Princípio
O corpo de um homem foi localizado na manhã de sábado (26) no Rio Caí, em Bom Princípio, no Vale do Caí. A vítima, que não teve o nome divulgado, estava desaparecida desde as 16h de sexta-feira (25), quando entrou na água enquanto pescava com amigos e familiares. O resgate do corpo foi feito pelos bombeiros voluntários de Bom Princípio e de São Sebastião do Caí.
Farroupilha
Um menino de dois anos foi encontrado morto dentro da piscina de uma casa no bairro Santa Catarina, em Farroupilha, na Serra, na tarde de sexta-feira (25). Segundo o registro da ocorrência, ele teria ido até a água sozinho depois de ter sido colocado para dormir. Os adultos que estavam no local tentaram reanimar a criança assim que perceberam e a levaram até o hospital, mas a morte foi constatada assim que ela chegou para o atendimento.
Passo Fundo
Um menino de dois anos se afogou ao cair em um poço feito ao lado da casa da família no bairro Operária, em Passo Fundo, no norte gaúcho. Ele foi encontrado por familiares na tarde de sexta-feira (25). Os parentes fizeram os primeiros socorros na criança e o levaram ao Hospital São Vicente de Paulo. Ele permaneceu no local até a manhã de sábado (26), quando não resistiu e morreu. Segundo o registro da ocorrência na Polícia Civil, o poço estava cercado por tapumes, mas a criança ultrapassou o obstáculo.
Cidreira
Na tarde deste domingo (27), os bombeiros localizaram o corpo de um homem na praia de Dunas Altas, no Litoral Norte. Ele havia se afogado no mar na sexta-feira, em Cidreira. Quando entrou na água, o homem estava acompanhado de um adolescente, que foi resgatado, segundo os bombeiros. A vítima não teve o nome divulgado.
Charqueadas
Linlcon Acosta Falcão, 20 anos, morreu afogado na tarde de sábado (26) em Charqueadas, na Região Carbonífera. Ele desapareceu na Prainha da Colônia, banhada pelo Rio Jacuí, por volta das 15h. Segundo testemunhas ouvidas pela Brigada Militar, ele teria sentido câimbra enquanto nadava.
Bento Gonçalves
Depois de dois dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo de Valdelirio Sútil Pereira, 43 anos, na manhã desta segunda-feira (28). Ele estava desaparecido no Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Cotiporã, na Serra. As buscas eram feitas desde sábado (26), e o corpo foi localizado nas proximidades do ponto onde ocorre a liberação das comportas da represa 14 de Julho. Segundo os bombeiros, Pereira e o Cunhado estavam pescando no rio quando ele entrou na água para pegar uma boia de pesca, mas não conseguiu retornar e afundou no rio.
Estrela
Uma jovem identificada como Alana Junqueira Machado, 16 anos, morreu na tarde de domingo (27) após se afogar em Estrela, no Vale do Taquari. Conforme os bombeiros do município, ela tinha ido se banhar em um local conhecido como Cascata Santa Rita, na localidade de Linha Jacó. A jovem foi retirada da água por pessoas que estavam no local. Os bombeiros tentaram reanimá-la e ela foi encaminhada para o Hospital Estrela, onde morreu.
Pinhal Grande
O corpo de Edison Piccin, de 29 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (28) em Pinhal Grande, na Região Central do Estado. O corpo foi localizado por familiares e amigos e retirado pelos bombeiros. Ele havia desaparecido no Rio Jacuí na tarde de domingo (27), na localidade de Gringuinha. O homem tomava banho com amigos quando desapareceu.
Buscas em andamento
Em Iraí, no Norte, o Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen faz buscas a um jovem que desapareceu no Rio Uruguai na tarde de domingo (27). Ele estava tomando banho, acompanhado, quando se afogou. Segundo a corporação, o local é um ponto conhecido dos banhistas, apesar de não haver monitoramento. Os bombeiros mergulhadores são aguardados para auxiliar nas buscas.