A prefeitura de Rio Grande, no sul do Estado, decidiu por liberar o funcionamento do comércio durante o final de semana para as compras de Dia dos Pais. O município está adotando medidas restritivas há mais de um mês, e apenas o comércio considerado essencial pode funcionar. A liberação será parcial na sexta-feira (7) e no sábado (8).
O anúncio foi feito em uma reunião do prefeito Alexandre Lindemayer com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Grande (Sindilojas-RG). Os comerciantes terão que respeitar uma série de protocolos de proteção, e as lojas irão trabalhar apenas com 25% do efetivo de trabalhadores.
Lindemayer anunciou que irá publicar um novo decreto nesta quinta-feira (5). O documento deve modificar algumas diretrizes do modelo próprio de distanciamento controlado de Rio Grande. A intenção é deixar o modelo mais semelhante ao já utilizado pelo governo do Estado, mas o município seguirá definindo suas bandeiras de acordo com o modelo próprio, sempre respeitando as medidas mais severas.
Rio Grande é a cidade com maior número de casos de coronavírus no sul do Estado. Já foram registrados 1.593 casos até está quinta-feira. O município contabiliza 73 mortes causadas pela covid-19.