O Rio Grande do Sul tem ainda 353 mil clientes sem energia elétrica, conforme balanços, divulgados no fim da tarde desta quarta-feira (1º), pelas duas principais companhias de energia.
Na área de concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a mais afetada, o número de pontos sem luz caiu de 430 min, às 14h, para 255 mil na noite desta quarta-feira. A Região Metropolitana concentra 100 mil clientes sem fornecimento de luz, sendo 46 mil em Porto Alegre, 25 mil em Viamão e 11 mil em Guaíba.
No Litoral Norte, são 91 mil clientes. As principais ocorrências estão concentradas em Capão da Canoa com 14 mil pontos sem energia elétrica, Balneário Pinhal com 12 mil, Torres com 11 mil e Imbé com 10 mil.
No sul do RS, são 64 mil clientes afetados divididos entre Pelotas, Jaguarão, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Cristal, São Lourenço do Sul e Arambaré.
Por meio de nota, a companhia estadual informa que o trabalho seguirá por toda a noite. "Como há muitas ocorrências com serviços demorados, que envolvem substituição de postes, reconstrução de rede e realização de podas, a expectativa da Companhia é normalizar o atendimento até o final desta quinta-feira", diz o texto.
Na área de atuação da RGE, são 98 mil clientes prejudicados com a falta de energia elétrica. Desses, 8 mil são em Erechim, um dos municípios mais castigados pelo temporal.
A RGE orienta os clientes, que precisarem entrar em contato com a concessionária, a priorizar o contato pelo site, aplicativo, WhatsApp e SMS, já que o call center pode apresentar lentidão pela alta procura no atendimento.