O prefeito de Santo Antônio do Aracanguá (SP), Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues (DEM), 35, morreu na tarde desta sexta-feira (26) vítima do coronavírus. É o segundo prefeito do interior paulista que morre no intervalo de uma semana com covid-19.
O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed, em Araçatuba, desde o dia 2 de junho.
Conforme a prefeitura, depois de ter apresentado sintomas, o prefeito foi levado ao hospital e internado na UTI com suspeita do coronavírus, que se confirmou em exame. No dia seguinte à internação foi intubado e passou a respirar com o auxílio de aparelhos.
No hospital, Rodrigo apresentou anemia e precisou de transfusão de sangue. Foi, ainda, submetido a uma traqueostomia e a sessões de hemodiálise.
Até esta sexta-feira, a cidade tinha 43 casos da covid-19, com 3 mortes. Ainda de acordo com a prefeitura, foi feito neste sábado (27) um cortejo pelas principais ruas da cidade, entre elas a da prefeitura, até o cemitério, onde o enterro foi acompanhado apenas por familiares e um padre.
A morte de Rodrigo foi lamentada por prefeituras de municípios paulistas, que publicaram notas de pesar, entre elas Penápolis, Getulina, Dois Córregos e Guzolândia.
Sem celebração
O prefeito estava internado quando a cidade celebrou o aniversário de 27 anos de emancipação político-administrativa, no último dia 13, data que não teve nenhuma atividade, como o baile na praça, devido à pandemia e à internação do político.
O prefeito era agropecuarista e formado em direito. Foi eleito em 2016 com 53,05% dos votos válidos no município (2.968 votos).
Com a morte, a prefeitura foi assumida de forma definitiva pelo vice-prefeito, Roberto Doná (PSDB), que já estava interinamente no cargo desde o último dia 10, com o afastamento de Santana.
Segunda morte
A morte em Santo Antônio do Aracanguá é a segunda envolvendo prefeitos paulistas no intervalo de uma semana devido à covid-19.
No último dia 20, o então prefeito de Borebi, Antônio Carlos Vaca (PSDB), 73, morreu em Bauru, onde estava internado desde o dia 24 de maio com grave quadro de insuficiência respiratória.
A cidade tem, até este sábado, 13 casos confirmados, com uma morte -- a do prefeito.
Assim como o prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, ele passou por hemodiálise durante o tratamento, quando teve complicações devido a um acidente vascular cerebral (AVC).
Antônio Carlos estava em seu terceiro mandato na prefeitura. Não houve velório e moradores soltaram balões quando o veículo da funerária chegou à cidade.
O vice-prefeito, Pedro Miguel de Araújo, já tinha assumido o cargo de forma interina durante a internação do titular.