O governo federal reconheceu a situação de emergência por estiagem em mais nove municípios gaúchos. A publicação está no Diário Oficial da União desta terça-feira (14).
As cidades que entraram na lista são Benjamin Constant do Sul, Boa Vista do Cadeado, Eugênio de Castro, Itaara, Itacurubi, Paraí, Machadinho, Saldanha Marinho e São José do Ouro.
Com isso, sobe para 163 o número de cidades gaúchas com o estado de emergência reconhecido pelo governo federal. Até a tarde de segunda-feira (13), 275 já tinham emitido decreto, segundo balanço da Defesa Civil Estadual.
Até agora, no entanto, a liberação de recursos ainda é baixa. Santa Margarida do Sul, por exempçlo, recebeu R$ 64,8 mil na segunda-feira:
- O recurso não está sendo liberado para as cidades na velocidade que elas precisam. Ligo com frequência para o governo federal, mas dizem que ainda estão analisando os processos – afirma o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Julio Cesar Rocha Lopes.
O Ministério do Desenvolvimento Regional afirma que, a partir do reconhecimento, as prefeituras precisam encaminhar a documentação e apresentar um plano de trabalho.
Na última semana, a Defesa Civil encaminhou 2.479 cestas básicas e 550 caixas d’água a 72 municípios atingidos pela estiagem. As cidades contempladas foram escolhidas de acordo com a necessidade e severidade do problema.