Consequência da estiagem no sul do Estado, o nível do Arroio São Lourenço, responsável pelo abastecimento de água do município de São Lourenço do Sul, é considerado baixo. A cidade corre risco de racionamento e precisará captar o líquido em um açude de uma propriedade rural para reabastecer a barragem. A Corsan realizou testes e aprovou as condições da água do local.
Na segunda-feira (6) está programado o início da transposição do açude, que será considerado de Utilidade Pública para a ocupação temporária do município. A operação, realizada em parceria pela Corsan com a prefeitura de São Lourenço, está sendo projetada desde o mês passado. O executivo irá emprestar o maquinário e a mão de obra, enquanto a companhia criou o método para o reabastecimento da barragem.
Visando a economizar água, a prefeitura emitiu um decreto restringindo a utilização na cidade para hábitos não essenciais. Entre as limitações, ficam proibidas lavagem de calçadas, telhados e carros. A medida é semelhante à já utilizada em Pelotas para economizar água em tempos de estiagem.