O Caminhão do Peixe está de volta em Santa Maria. O veículo, que percorre bairros da cidade vendendo pescados estava parado há quatro anos. Havia problemas no sistema de refrigeração do caminhão e também de documentação, que foram resolvidos. Nesta sexta-feira (21), a prefeitura realizou uma solenidade de retomada do serviço. A primeira parada foi na Praça dos Bombeiros, na região central da cidade. Das 7h30min às 10h, os 300kg de pescados que estavam à venda, todos de produtores locais, foram comercializados.
Os destinos do Caminhão do Peixe serão informados semanalmente pela prefeitura de Santa Maria. Nesta primeira venda, foram disponibilizadas carpas de diversas espécies, capim, cabeça-grande, prateada e húngara, seja inteira, em postas ou em filé. Os preços variam de R$ 11,60 até R$ 28,80 o quilo.
São 18 famílias responsáveis pelo abastecimento para venda no Caminhão do Peixe e também no Restaurante Popular de Santa Maria. Elas fazem parte da Associação dos Psicultores de Santa Maria, que também são os responsáveis pela comercialização de pescados na tradicional Feira do Peixe, na Semana Santa.
O secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto, comemora a volta do Caminhão do Peixe, que é mais um incentivo para a produção local.
— Aumentamos a produção de 40 toneladas por ano para 200 toneladas por ano desde 2009. Isso gera emprego e renda no meio rural. Agora, com o Caminhão do Peixe, mais uma alternativa de renda — desta