A Semana Santa será de retomada das atividades do Caminhão do Peixe Vivo, em Santa Maria. Desativado desde 2016, a estrutura deve voltar às ruas durante a celebração do feriado de Páscoa. A previsão foi dada Secretaria de Desenvolvimento Rural. Conforme o titular da pasta, Rodrigo Menna Barreto, a prefeitura trabalha para obter as últimas licenças e documentações que envolvam a liberação do veículo, o que é projetado para ocorrer no fim do mês de março.
Com isso, os produtores da zona rural poderão comercializar os pescados junto à população durante a Semana Santa. Atualmente, Santa Maria conta com 150 produtores que, juntos, produzem 150 toneladas do pescado.
Nos últimos dez anos, a produção de peixes em Santa Maria contabiliza um crescimento expressivo, conforme a própria secretaria. Entre 2006 e 2009, a quantidade de pescado ficava na casa das 40 toneladas por ano. Atualmente, esse número é de 200 toneladas. Uma vez em funcionamento novamente, o Caminhão do Peixe deve representar em um acréscimo de 100 toneladas adicionais. Ou seja, serão 300 toneladas.
O próximo passo, conforme o secretário Menna Barreto, é fazer com que os produtores possam viabilizar atividades semanais com o caminhão, que percorreria os mais variados bairros e vilas da cidade.
A pasta trabalha ainda com a ideia de utilizar a própria estrutura do Caminhão do Peixe para abater os pescados. O caminhão é cedido pelo governo federal à prefeitura que tem um termo de permissão de uso do veículo.