O maior município do centro do Estado completará cinco anos sem realização do carnaval de Rua. A associação Aliança Pelo Samba – que reúne as sete escolas de samba de Santa Maria — alega que a decisão se dá em função da falta de recursos e também pelo fato de as agremiações ainda estarem em processo de regularização de suas quadras. Com isso, mais uma vez, a exemplo dos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019, não haverá a festividade na cidade neste ano.
O presidente da associação, Leonardo Ribeiro, explica que as escolas trabalham, no momento, para colocar as documentações em dia e que, em função disso, não teria tempo hábil para realização da festividade. Ele acrescenta também que as escolas não possuem recursos financeiros para fazer o carnaval de rua. Ribeiro ressalta que, neste ano, os custos para realização do carnaval não chegaram a ser orçados pela associação.
Por nota, a prefeitura informou que houve uma reunião entre a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e a Associação Aliança pelo Samba ainda em dezembro de 2019. Na reunião, conforme a nota, a prefeitura “reafirmou o compromisso de apoiar o evento, caso ele ocorresse, desde que partindo e sendo organizado pela associação”. A prefeitura se dispôs a contribuir disponibilizando parte da infraestrutura necessária, porém, “sem recursos financeiros públicos municipais”.
A nota ainda acrescenta que na última quinta-feira (9), a associação enviou comunicado à Secretaria de Cultura "informando que as escolas de samba da cidade não têm estrutura para honrar qualquer atividade carnavalesca neste momento, mas, que esperam poder realizar o carnaval num futuro próximo”.
Em resposta às solicitações da reportagem, a prefeitura informou também que não estuda uma programação alternativa para o carnaval em 2020.