A Região Central do Rio Grande do Sul terá 11 municípios contemplados com guarda-vidas na Operação Verão. Os profissionais começam a atuar nos balneários dessas cidades a partir do próximo dia 21, quando será o início oficial da operação em todo o Estado. Os cerca de 1,1 mil profissionais, entre militares e civis, ainda estão em treinamento. Por isso, não há definição de quantos deles serão destinados para cada local.
Dos 11 municípios contemplados, nove são da área do 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Maria (BBM), sendo eles: Jaguari, Mata, Nova Palma, Restinga Sêca, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Cacequi e a própria Santa Maria. Já Cachoeira do Sul e Rosário do Sul são de responsabilidade do 6º BBM, de Santa Cruz do Sul, e do 11º BBM, de Santana do Livramento, respectivamente.
Como os guarda-vidas estão em treinamento em Tramandaí, no Litoral Norte, a tradicional preparação que ocorria para locais de água doce, em Nova Palma, não irá mais ser feita.
Uma novidade da operação deste ano são as bandeiras que serão instaladas perto do mar, para sinalizar área de banho recomendada pelos guarda-vidas. Todas as praias gaúchas, tanto do Litoral Norte quanto do Sul, terão a novidade.
Balneabilidade
Outro serviço importante durante o veraneio é o relatório de balneabilidade, feito pela Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam). As coletas das amostras já estão sendo feitas, mas os relatórios que apontam a qualidade da água, se estão ou não próprias para banho, só serão divulgados a partir do dia 20 de dezembro.