Um homem de 33 anos morreu afogado na tarde deste domingo (13) na praia de Rainha do Mar, em Xangri-lá, no Litoral Norte. O incidente ocorreu nas imediações da guarita 104. A vítima foi identificada como Renan Marzarotto.
Conforme relato de familiares, ele estava com a namorada aproveitando a tarde e decidiu entrar sozinho no mar por volta das 13h30min e não voltou mais. O corpo foi encontrado boiando, cerca de três horas depois, próximo à guarita 103.
Marzarotto deixa uma filha de seis anos. Natural de São Marcos, na Serra, trabalhava como autônomo em Porto Alegre. Ele estava na casa da família da namorada no Litoral e retornaria à Capital à noite.
Familiares de Marzarotto reclamam da demora dos bombeiros para iniciar as buscas.
— É inacreditável a falta de auxílio. Foram feitas várias ligações, e eles alegaram que não podiam fazer nada. Meu irmão saiu de Porto Alegre, veio até aqui, entrou no mar, e acabou encontrando o corpo — disse a cunhada da vítima, Camila Reis.
O comando do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte nega que tenha havido demora. Conforme o major Cláudio Morais Junior, as equipes foram ao local assim que acionadas:
— A guarnição esteve no local assim que foi acionada. Inicialmente, ninguém tinha visto nada e não sabiam se ele havia entrado no mar ou se tinha saído para caminhar. De imediato, percorremos a orla para tentar encontrar. Infelizmente, ele foi achado sem vida.
De acordo com o comandante, a orientação é para que as pessoas não entrem no mar neste período do ano, pois as praias estão sem presença de guarda- vidas. Nesta segunda-feira (14), os guarda-vidas militares que irão atuar durante o verão iniciam os treinamentos. A ideia é começar a ativar as guaritas nos pontos mais movimentados da região durante os finais de semana. A Operação Verão começará, oficialmente, no dia 21 de dezembro.