Os bombeiros de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, salvaram um menino de três anos que se engasgou com leite na manhã deste sábado (17). A mãe da criança foi de carro junto da avó para pedir ajuda na sede do batalhão.
Por volta das 11h30min, os bombeiros retornavam de uma ocorrência quando ouviram um carro buzinando. Em seguida, uma jovem e a mãe dela desceram do carro com uma criança de três anos nos braços. A mulher desesperada, dizia que o filho havia se engasgado em casa enquanto tomava leite. A família mora a quatro quadras do batalhão.
De imediato, os bombeiros constataram que a criança estava mole e com os lábios roxos.
Iniciaram, então, os procedimentos. Primeiro, com a manobra de Heimlich, que consiste em pressionar a barriga com os dedos para provocar uma tosse. Em seguida, o menino foi colocado com a barriga pra baixo e recebeu tapas nas costas. A manobra fez com que o leite saísse e a respiração voltasse ao normal.
A criança foi encaminhada pelos próprios bombeiros a Santa Casa de Santo Antônio da Patrulha onde segue hospitalizada. Durante a tarde, os oficiais que atenderam à ocorrência visitaram o menino que está em observação e fora de perigo.
- Não chega a ser algo constante, mas esse mês eu já atendi duas situações dessas - diz o sargento Gabriel Chaves.
Ele relata também ter recebido muitas mensagens e ligações felicitando pelo fato.
- É gratificante este reconhecimento. A gente não salvou somente uma vida. A gente salvou uma família - concluiu o bombeiro.