Os moradores de quatro casas destruídas pelo incêndio que atingiu a Vila Liberdade na manhã deste sábado (17), próximo à Arena do Grêmio, na zona norte de Porto Alegre, ficarão provisoriamente em residências de amigos ou parentes. Como essas famílias atuam com reciclagem de resíduos e precisam de um local para armazenagem próximo da área, o uso de abrigos oferecidos pela prefeitura não foi possível, segundo a associação de moradores da região.
O presidente da entidade, Erlon de Lima, afirma que a comunidade está auxiliando com roupas e alimentos. Servidores da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) visitaram o local na manhã deste sábado. Os moradores aguardam posicionamento do Demhab sobre questões como o conserto nas redes elétrica e de água.
Na segunda-feira (19), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) deve auxiliar na retirada de escombros, segundo Lima.
O incêndio
O incêndio começou às 6h30min deste sábado e ainda não se sabe a causa. As chamas foram controladas pelos bombeiros, que usaram três veículos, cerca de uma hora depois. Não houve feridos, apenas uma moradora se assustou e foi encaminhada para averiguação em hospital.