O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou a retomada do Estudo de Viabilidade Técnica, Ambiental e Econômica do projeto de ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte, no sul do Estado. Uma comitiva formada por representantes de ambos os municípios foi recebida pelo diretor-geral do Dnit, Antonio Leite dos Santos Filho, na terça-feira (9), em Brasília.
O estudo foi paralisado no início deste ano. Sua conclusão deve indicar se a ligação é viável e qual a possibilidade mais indicada: se um túnel ou uma ponte nos cerca de dois quilômetros que separam as cidades. Na reunião de terça, foi informado pelo o diretor-geral que o estudo foi retomado e que estará pronto em aproximadamente oito meses.
O estudo de viabilidade teve início em 2015 — a primeira etapa foi concluída. As próximas etapas, são a construção de um projeto de engenharia para, na sequência, buscar a sua execução. O estudo é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) para viabilizar qualquer empreendimento ou projeto.