A manhã dos policiais militares da Brigada Militar em Cachoeirinha foi de mobilização. Por volta das 11h deste domingo (16), os soldados Camargo e Macedo, da sala de operações, receberam uma ligação de emergência de uma mãe em trabalho de parto dentro de casa, na rua Gravatal, no bairro Nova Cachoeirinha.
Rapidamente, os soldados Marne Barcelos e Eliandra Trombini atenderam ao chamado e chegaram a tempo de ajudar Vânia Soares Rosa, 39 anos, no parto dentro de casa. A bebê nasceu poucos minutos depois, e os brigadianos transportaram as duas em cima de um colchão, ainda ligadas pelo cordão umbilical.
A viatura andou a quase 130 km/h para chegar logo ao hospital Padre Jeremias. No caminho, os policiais perguntaram o nome da bebê à mãe, que decidiu ali, na hora.
— Ela disse que não tinha escolhido ainda, mas que iria dar o nome de Valentina, porque a bebê foi muito valente diante de toda a situação — relatou o soldado Marne Barcelos, que já havia auxiliado no transporte de grávidas em trabalho de parto, mas nunca havia atuado diretamente no nascimento de um bebê.
Toda a ação aconteceu em menos de uma hora e garantiu que tudo desse certo. Mãe e filha passam bem e ainda estão internadas.
O soldado Marne Barcelos contou que os soldados estão se mobilizando na Brigada Militar para doações de roupinhas de bebê à família, já que não estavam preparados para o nascimento inesperado. Quem quiser ajudar, pode entregar na sede do 26º Batalhão (Avenida Flores da Cunha 3419).